As telas mosquiteiro são conhecidas em todo mundo. Principalmente em países tropicais, como o Brasil, que possuem uma grande quantidade de insetos. Elas são utilizadas para impedir que esses pequenos animais entrem em contado com os humanos.

Material versátil e de boa duração pode ser utilizada para fins domésticos, comerciais e industriais. Além disso, não exigem grande manutenção e possuem um preço acessível.

As telas mosquiteiro podem ter espaçamentos variados, ser encontradas em cores diferentes e produzidas com diversas matérias primas.

Telas Mosquiteiro

Também chamada de tela anti-pragas ou cortinado, as telas mosquiteiro são aquelas que apresentam uma trama milimetricamente trançada.

Podem ser fabricadas a partir de vários materiais, como o poliéster, o metal e a vibra de vidro. Sendo que cada um se adeque melhor a determinas situações.

Por exemplo, as telas de metal são mais duráveis, portanto são as mais indicadas para serem utilizadas em ambientes externos.

A forma de fixação também vária. Encontramos no mercado telas mosquiteiro fixadas com velcro, imãs, grampos ou pequenos pregos. Mas todas elas são anexadas em estruturas que permitem a sua retirada.

Ou seja, a tela não fica fixada diretamente sobre o batente das janelas e portas, elas são instaladas em estruturas independentes que podem ser movidas. Isso facilita os processos de limpeza e manutenção.

Tem a capacidade de impedir a entrada de insetos voadores nos ambientes em que são instaladas. Por isso, as telas mosquiteiro são uma exigência da ANVISA para o funcionamento de determinados comércios e indústrias.

Estabelecimentos que devem usar telas mosquiteiro

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em suas normativas, prevê que determinados tipos de estabelecimentos são obrigados a instalar telas mosquiteiro em janelas e portas que façam divisa com a parte externa.

Isso quer dizer que, todas as janelas e portas que “dão para a rua” deverão contar com a proteção desse tipo de tela. É importante ressaltar que o padrão da malha deve ser de 2 milímetros.

De acordo com a Portaria SMS-G número 1210 de 2 de agosto de 2006, em todos os estabelecimentos, de pessoas físicas ou jurídicas, que realizem atividades de produção/industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte de alimentos devem ser instaladas telas mosquiteiro nas janelas e portas que se comunicam com o exterior.

A portaria também abarca as clínicas, hospitais e consultórios. Nesses locais as salas destinadas a realização de procedimentos médico-cirúrgico, esterilização de materiais, cozinha, copa e lavanderias devem ter as janelas e os vãos protegidos com telas mosquiteiro.

Importância das Telas Mosquiteiro

Esse tipo de tela é capaz de garantir uma proteção sanitária a seus usuários. Já que ela cria uma barreira que impede a entrada de insetos e pequenos animais que poderiam trazer algum tipo de contaminante do ambiente externo.

Ela também tem um papel importante no auxílio contra a proliferação de doenças, principalmente aquelas transmitidas pela picada de insetos, como a Dengue e a Febre Amarela.

Um exemplo, com a disseminação do uso de telas mosquiteiro na África ocorreu uma diminuição dos casos de malária.

CONHEÇA a Tela mosquiteira magnética da Block Insetos! Acesse o site e COMPRE a sua!