Os cuidados com a saúde são de extrema importância e devem ser diários, principalmente na gravidez. É a hora que a mulher precisa redobrar a atenção em qualquer situação, porque não é apenas a vida dela que está em risco. Por isso que são sempre feitos exames durante os meses de gestão, e cada fase precisa de acompanhamento médico.

A prevenção de doenças nessa época é mais do que necessária, afinal, a mãe pode não sofrer nenhuma consequência, mas o bebê sim. E isso preocupa muitas famílias. Uma dessas preocupações é a Chikungunya.

O que é a Chikungunya

A Chikungunya é uma infecção viral, que vem acompanhada de alguns sintomas como febre e dores nas articulações. Esses bem parecidos com a dengue, e ambas são quase iguais, contudo, a primeira é mais branda. É uma doença transmitida também pelo aedes aegypti e aedes albopictus.

Os sintomas costumam aparecer um pouco depois da picada, entre três e sete dias e duram – geralmente – por volta de uma semana. Mas as dores nas articulações permanecem por um bom tempo.

Meu filho pode ter algum problema se eu tiver chikungunya?

A primeira delas é que as mães podem transmitir a doença para os filhos, mesmo com eles ainda na barriga, com uma taxa de transmissão de 49%. E cerca de 90% dos bebês contaminados podem evoluir para algo mais sério.

Durante a gestação, o risco do agravamento do caso para uma dengue hemorrágica é grande e o vírus zika ainda pode causar comprometimentos neurológicos. De acordo com a Doutora Renata Gobado, do Hospital da Mulher Anchieta, o zika vírus pode vir a causar microcefalia. Contudo, a Chikungunya não indica nenhum desses problemas.

Por ser uma doença relativamente nova, existem poucos estudos sobre ela. Mas existem alguns – poucos – relatos de abortos espontâneos de mulheres que estavam com o vírus.

A importância dos exames

Por isso é de extrema importância a realização de exames durante a gravidez, para poder detectar tanto a doença quanto as consequências dela. E quanto mais rápido for identificada, existe uma chance maior de evitar que algo pior aconteça, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Proteção contra Chikungunha

Embora esses exames não sejam obrigatórios no pré-natal, as pacientes que sentirem qualquer um desses sintomas precisam procurar um médico e fazê-los.

Como se proteger

Proteger-se da Chikunkunya não é difícil – e é da mesma forma que as pessoas se protegem da dengue ou qualquer outra patologia transmitida por mosquitos.

Para isso, é fundamental manter a casa e áreas que sejam próximas sem água parada, esvaziando vasos de plantas, removendo o líquido de calhas e tomando cuidado com outras superfícies que se tornem recipientes.

Além disso, instalar telas em janelas e portas, para diminuir os mosquitos pela casa e impedir a entrada desses insetos, pode ser uma estratégia bem eficaz para manter a saúde de todos os moradores.

Ademais, acrescentar repelente no corpo e utilizar roupas mais fechadas em ambientes com maior índice desses transmissores é fundamental para a proteção.

Se proteja com a gente

A Block Insetos é uma empresa que oferece soluções em Telas Mosquiteiras e um sistema único de fixação com imã, focada no melhor material e no melhor atendimento, preocupada em atender com o produto ideal para sua casa, com opções diversas entre portas e janelas.

Conheça a Tela Mosquiteira Magnética da Block Insetos e compra já a sua. Visite o site e saiba mais.